top of page

RADIAÇÃO EM CHERNOBYL #1

Atualizado: 8 de set. de 2023

Você pode ser amante da radiação ou não!

A sequência de matérias Radiação em Chernobyl tem como intuito reunir várias matérias com curiosidades e consequências desde o dia do incidente até hoje.



_________________________________________________________________________


Estádio Avanhard - FC Stroitel Pripyat




Inaugurado em 1979 e fechado em 1986 após o acidente de Chernobyl.Coincidentemente, no mesmo ano, uma tribuna seria inaugurada.Posteriormente, o terreno seria usado como um "heliporto" improvisado para liquidadores dosimétricos que medissem a radiação no ar.


O time FC Stroitel Pripyat jogava a quinta divisão do campeonato soviético e lutava para subir para a quarta divisão.

Apesar dos soviéticos não apoiarem o futebol por achar que se tratava de um esporte burguês e estimulava o estilo burguês, indo contra a cultura soviética.


Enquanto houve a União Soviética, os jogadores não se profissionalizaram, eles até recebiam patentes militares, como funcionários do governo em outra profissão, mas no futebol, não era viável.

Com o esvaziamento obrigatório da zona de exclusão Chernobyl x Pripyat, o estádio não chegou a ser oficialmente inaugurado , a inauguração estava prevista para 1 de maio de 1986.

O time foi transferido para a cidade de Slavutych, que era a cidade mais próxima e fora da zona de exclusão, retomando suas atividades em 1987, sem muito sucesso, o time chegou a jogar até 1994 buscando subir nas divisões e tem seus últimos registros em 1998.


O estádio hoje em ruínas, tem capacidade para 5 mil pessoas.




14 visualizações0 comentário
bottom of page